terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sobre alienação e sonhos premonitórios

Eu já estou saturado desses programas matinais de fofocas. É só merchandising, estética e fofoca de "celebridades". Por que assisto? Aquela coisa de ligar a televisão pra fazer companhia... E por que começar um blog falando desse assunto? Porque acho que ainda vou ter vontade de falar muito sobre isso (mas não agora) e porque é preciso começar com alguma coisa. :-) O fato é que a gente perde muito tempo assistindo esse lixo e se preocupando com o que esses programas empurram para gente como "notícia". É exatamente o mesmo sistema de alienação do qual os políticos se beneficiam em época de eleição (e fora dela também). Tudo em nome da imagem e das nossas emoções mais baixas. É só estimular essas duas coisas e temos um "rebanho" pacificado e dócil, pronto para ser manipulado. Enfim... Agora estão falando da vida do Pelé.. Ele saiu de casa e acabou um casamento de anos... Em que isso me afeta diretamente ou indiretamente? Nada. Ou melhor: me tirou uns dez minutos de tempo para fazer ou pensar em alguma coisa útil de verdade. Desligo a televisão e olho o relógio: 9:53. Daqui a pouco vou começar a me arrumar para o trabalho. O silêncio me dá uma perspectiva diferente.. Me "desconecto" desse mundo fútil da televisão e o barulho dos carros na rua me traz de volta à realidade. Recupero a sensação de controle e o contato comigo mesmo. Agora sim... É bom colocar ordem nos pensamentos por aqui. Não esqueço de um sonho de ontem: eu num terminal de transporte (poderia ser um aeroporto) cheio de gente morrendo de calor. Chegava na janela e bem perto do horizonte, numa posição anormal, via o sol inchado e estranhamente alaranjado pronto para explodir e irradiando aquele calor sufocante, descomunal e apocalíptico. Sonho com jeito de premonição. Volta e meia tenho esses sonhos. Não premonitórios de verdade (ainda não pude confirmar), mas com uma sensação de realidade incrível, como se estivesse acordado. Essa é realidade de verdade: os nossos sonhos. Aquilo que está dentro de nós escondido, pronto pra revelar uma mensagem que dê coerência à nossa rotina. É bom prestar atenção nisso.

Nenhum comentário: